- concentração: o aluno deve prestar atenção a cada movimento que está executando, sempre visualisando o próximo passo do exercício, dessa forma o sistema nervoso central vai escolher a combinação correta de músculos para executar o movimento. Corpo e mente devem trabalhar de forma coordenada!
2. Controle: todos os movimentos são feitos de forma controlada, o importante é a qualidade do movimento e não a quantidade.
3. Controle do Centro: todos os movimentos originam-se a partir do centro de força (abdome, quadrado lombar e glúteos). Antes de iniciar um exercício, o centro de força deve ser ativado de forma a estabilizar a coluna protegendo-a de possíveis lesões.
4. Movimento Fluído: os movimentos são feitos de forma leve e controlada, sem "trancos", como uma dança suave!
5. Precisão: movimentos coordenados e precisos. Pilates dizia "Concentre-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício, caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão os seu valor".
6. Respiração: é feita de forma profunda, a respiração adequada durante os exercícios oxigena o sangue e elimina os gases nocivos. A inspiração é feita pelo nariz e a expiração pela boca, durante a expiração o abdome é suavemente afundado (umbigo na direção das costas) e contraído.
Não é nada fácil dominar todos os 6 princípios, por isso, vou acrescentando aos meus alunos cada um deles através de exercícios básicos, para que possam reeducar seus movimentos e progredir para exercícios mais desafiadores de forma segura e coordenada!
Abraço,
Raquel Oliveira