sexta-feira, 29 de abril de 2011

"Respire, sorria e sinta a energia por todo o corpo!!!"

Em março postei um artigo super interessante sobre a importância da boa respiração, hoje vou abordar o tema priorizando o ato de respirar como forma de tranquilizar, purificar e energizar corpo e a mente. Durante uma sessão de Pilates, ao respirar, estamos em contato com nós mesmos e com o presente; por isso, durante toda a prática, estaremos conscientes de quando e como inspiramos ou expiramos o ar, ou se estamos segurando, o que nunca vamos fazer, para não causar tensões em nosso corpo. Vamos aproveitar cada expiração para expelir os pensamentos da mente e, ao inspirar, vamos tomar uma sensação agradável, que nos levará um sorriso ao rosto e ao interior, como se fosse um banho gostoso. Não se preocupe se, no início, não conseguir realizar direito a técnica de respiração (leia o post de 04/03/2011 para conhecer a técnica detalhada!). É necessário tempo, não é fácil reeducar o corpo, depois de tantos anos sem dar importância à forma nem ao fato de respirar. Vamos ter paciência: mesmo que a técnica não esteja toda correta, no fim, vai ficar. Durante os exercícios é importante manter a respiração fluindo, caso contrário, reter o ar congestiona o corpo e o cérebro, entorpece os movimentos e causa tensões. Não vamos nos esquecer disso e veremos como muda a forma de fazer o exercício. O controle da respiração significa muito e os benefícios são inúmeros! Antes de iniciar um exercício devemos inspirar, ao inspirar, pensamos em tomar ar limpo, que encha e alimente o nosso corpo e , ao soltar, expiramos o ar viciado, expelindo os pensamentos da mente. Vamos imaginar que somos uma esponja; ao inspirar, a água que nos enche é limpa e pura e, ao expirar, comprimimos a esponja eliminando a água suja e parada, por todos os poros do nosso corpo. Ao final de uma aula de Pilates, durante o relaxamento, ao expirar, o aluno elimina o cansaço produzido e também o que restou das toxinas expelidas pelo organismo, limpando os pulmões, relaxando a musculatura e deixando a mente descarregar tudo: pensamentos, preocupações, estresse, etc. Assim, ficamos com uma sensação de vazio e calma e, ao mesmo tempo, de energia e força!

Abraços,
Raquel Oliveira

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Studio Bio Pilates presenteia vocês no mês das Mães!!
No mês das Mães todos os alunos e alunas Bio Pilates poderão presentear suas mães com 4 aulas de Pilates em Studio, e para você Aluna Mamãe oferecemos 1 sessão de Hidratação Facial!

Maiores informações na recepção do Studio!


terça-feira, 26 de abril de 2011

Pilates para portadores de Artrose

 

Hoje pensei em escrever sobre uma patologia que afeta cerca de 20% da população aos 45 anos e grande parte da população idosa. No Studio Bio Pilates temos alguns casos de alunas que sofrem com artrose nas articulações do joelho, coluna, quadril, ombros ... o pilates ajuda muito essas alunas que procuram por um exercício físico que fortaleça músculos e articulações, alongue e amenize as dores buscando uma melhora na amplitude dos movimentos ou até mesmo protelando a perda dos movimentos precocemente. Para meus queridos alunos, alunas e leitores interessados resolvi explicar um pouquinho sobre essa tal ARTROSE.
Afinal o que é ARTROSE?
Os ossos de uma articulação são mantidos em posição adequada, por ligamentos e tendões, que permitem apenas os movimentos normais. Os músculos são também determinantes na manutenção da estabilidade da articulação, sendo esta encerrada numa cápsula fibrosa, no interior da qual um fino véu, produz permanentemente uma pequena quantidade de liquido, conhecido como sinovial, que atua como lubrificante e nutriente da cartilagem. Numa articulação normal, os topos dos ossos que a compõem, estão cobertos por uma “capa“ de material elástico esbranquiçado, a cartilagem, que permite o deslizamento suave dos ossos e atua como uma almofada, que absorve o impacto dos ossos no movimento e em particular na carga. A artrose resulta da‘destruição’ progressiva dos tecidos que compõem a articulação, em particular a cartilagem, conduzindo à instalação progressiva de dor, deformação e limitação dos movimentos. No estabelecimento da artrose, começa por ocorrer uma deterioração da cartilagem, que perde a sua regularidade e elasticidade, o que diminui a sua eficácia e contribui para a sua destruição adicional com o uso repetido e a carga traumática. Com o tempo, grande parte da cartilagem pode desaparecer completamente. Na ausência de parte ou da totalidade da "almofada" da cartilagem, os ossos roçam diretamente entre si, causando sensação de atrito, certo grau de inflamação, dor e limitação de movimentos. Com o passar do tempo, a articulação pode sofrer deformação visível ou palpável, cuja tradução mais comum são os osteófitos, conhecidos popularmente na coluna, por " bicos de papagaio“ .Em fase evolutiva bastante avançada, fragmentos da cartilagem ou do osso subjacente, podem soltar-se para o interior da articulação e limitar ou mesmo bloquear os seus movimentos. Por outro lado, as estruturas de contenção passiva da articulação, como a capsula articular e os ligamentos, colocadas sob tensão excessiva, podem se inflamar, retrair ou mesmo romper. Estas alterações, que constituem uma importante causa de dor e incapacidade, podem ser adequadamente apoiadas e tratadas, quando a doença é detectada precocemente. Por isso, ao primeiro sinal de dor é sempre bom procurar um médico especializado e é claro ... praticar muito PILATES!!!

Abraços,

Raquel Oliveira

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PILATES OU MUSCULAÇÃO???

Essa é uma questão que gera uma certa polêmica, discussão, enfim, troca de idéias. Sou completamente a favor da musculação bem orientada e fã de carteirinha do Pilates, as duas atividades são ótimas porém trabalham o corpo de forma diferente. Podemos dizer que a musculação prioriza os chamados músculos da estética (músculos superficiais que são definidos com "facilidade"), já o Pilates prioriza o trabalho que vai dos músculos profundos aos superficiais. Sempre digo aos alunos: "Pilates é um exercício físico que traz benefícios que permanecem pelo resto da vida!", as aulas são bem individualizadas, os exercícios feitos com a postura correta e o trabalho constante da concentração faz com que o aluno trabalhe exatamente os músculos que devem ser acionados sem gastos desnecessários de energia e sem tensionar regiões que não devem ser trabalhadas (o que importa é a qualidade do movimento e não a quantidade de movimentos!). A importancia de iniciar um trabalho muscular de dentro para fora é simples de se entender, basta imaginarmos uma árvore com as raízes fracas ou doentes, logo seus galhos e folhas irão sofrer com a fraqueza de sua raiz; com nosso corpo funciona da mesmo forma, se os músculos internos não estiverem fortalecidos os superficiais estarão sobrecarregados e desempenhando funções que não lhe cabem. Dessa forma fica fácil entender que quanto mais forte forem os músculos menores e profundos, mais eficientemente os músculos maiores e superficiais poderão trabalhar! Esse é o grande lance do Pilates, além de aulas diferentes, desafiadoras, divertidas e funcionais, faz muito bem para o corpo e para a mente! Pra quem deseja um corpo musculoso a musculação é  a melhor opção ... pra quem deseja definição muscular, alongamento e boa postura o Pilates é a melhor opção. É só escolher, ou até mesmo unir os dois métodos, o resultado é perfeito!!!

Abraços,
Raquel Oliveira