domingo, 29 de maio de 2011

EXERCÍCIO FÍSICO E MÚSICA

Sempre achei a música um detalhe impotantíssimo durante minhas aulas de Pilates, por ser um trabalho bastante individualizado cabe ao instrutor ter sensibilidade e perceber (ou perguntar) o gosto musical de seus alunos e dessa forma utilizar a música como ferramenta  para estimular a concentração, o equilíbrio, o relaxamento, enfim, trazer o aluno para um ambiente aconchegante e prazeroso! Muitas vezes os alunos nem percebem a música durante a aula, mais inconscientemente concentram-se melhor e ao final da aula notam e comentam a existencia de um fundinho musical leve e relaxante...Por isso, resolví dar uma voltinha pela internet e pesquisar a relação existente entre exercício físico e música ... não é que encontrei artigos super interessantes sobre o assunto!!! Alguns autores definiram essa relação da seguinte forma:

'De acordo com Tame (1984), a música pode afetar a energia muscular, elevar ou diminuir os batimentos cardíacos, influenciar na digestão. Csikszentmihalyi (1192) afirma que uma das funções da música é dirigir a atenção do ouvinte para padrões adequados a um determinado estado de ânimo, além de afastar o tédio e a ansiedade. A música nas atividades é utilizada no sentido de motivar a continuidade dos exercícios físicos ou de distrair o praticante de estímulos não prazerosos como cansaço, dor ou até tensão psicológica.' (VALIN, 2007).

'Os efeitos da música na redução da dor se explicam pela teoria do portal do controle da dor. A música age como um estímulo em competição com a dor, distrai o paciente e desvia sua atenção da dor, modulando, desta forma, o estímulo doloroso. Estudos de imagem do cérebro mostraram atividade nos contornos auditivos, no córtex auditivo e no sistema límbico em resposta a música. Mostrou-se que a música é capaz de baixar níveis elevados de estresse e que certos tipos de música, tais como a música meditativa ou clássica lenta, reduzem os marcadores neuro-hormonais de estresse.' (TODRES, 2007).


'A presença da música durante o exercício poderia ser considerada relevante, fazendo com que a prática deste seja facilitada pelos ritmos que a música provê, já que o próprio organismo trabalha sobre seus ritmos específicos. Ou seja, o organismo está familiarizado com o ritmo, tendo em vista que ele mesmo tem os seus. Consequentemente, se o exercício for “guiado” por um ritmo musical, o organismo “entenderá está informação, deixando-se levar pela música, facilitando assim a execução do movimento.' (MARTINS, 1996, p.19).


'Enquanto a música é um estímulo agradável o sistema nervoso tende a priorizá-la bloqueando outros estímulos como o da dor ou do cansaço, a partir do momento em que a música deixa de ser um estímulo agradável, o sistema nervoso tende a vincular sua atenção a outro estímulo ambiental.' (MARTINS, 1996, p.19).


Esses são alguns autores interessantes que têm pesquisas sobre o assunto, mais se quiserem ler um artigo interessante e de fácil interpretação visitem http://www.efdeportes.com/ !

Abraços,
Raquel Oliveira

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